JIUQUAN, China, 21 de julho de 2023 - Com o slogan da GCL "Bringing Green Power to Life" (Trazendo energia verde para a vida), o Zhuque-2 (ZQ-2 Y2), um foguete movido a metano construído pela LandSpace em colaboração com a GCL System Integration Technology Co. ("GCL", SHE:002506), entrou em órbita com sucesso após o lançamento às 9h (0100 GMT) a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.
A GCL, uma das proeminentes fornecedoras de serviços de energia renovável, é uma das principais parceiras que está ajudando a LandSpace a construir o Zhuque-2, tornando a China a primeira nação do mundo a enviar um foguete ao espaço impulsionado por metano líquido, um combustível mais limpo, mais barato e mais potente, ideal para foguetes reutilizáveis.
A LandSpace, por meio de pesquisa e desenvolvimento independentes, alcançou um grande avanço na tecnologia usada para o Zhuque-2, levando a avanços significativos na aplicação de foguetes transportadores de propelente líquido de baixo custo.
Como as considerações ambientais estão na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de foguetes, as nações de todo o mundo estão buscando substitutos para a tecnologia de incentivo ao carbono como parte dos esforços para combater as mudanças climáticas. O metano se destaca como um novo tipo de alternativa de baixo carbono em relação às suas contrapartes tradicionais em muitos aspectos, incluindo menor peso, menos espaço e manutenção simplificada.
A conquista de criar e testar um foguete alimentado por este propulsor verde, economicamente viável e seguro, graças ao forte apoio da GCL, coloca a China à frente da corrida global. Este marco abre caminho para que o setor aeroespacial privado do país desenvolva soluções de foguetes transportadores de baixo custo, alto desempenho e de serviço pesado de última geração.
Líder em novas energias que vem sendo pioneira em inovação renovável para capacitar a transição mundial para energia limpa, a missão da GCL corresponde ao compromisso da LandSpace com o desenvolvimento de soluções ecológicas, mais eficientes e econômicas para o desenvolvimento sustentável global.
A GCL vê uma oportunidade para as duas partes reunirem sua experiência tecnológica para impulsionar a inovação nos setores de energia renovável e aeroespacial. A dupla aprofundará a cooperação para desbloquear o potencial da inteligência artificial gerativa (IA) para digitalizar toda a cadeia de valor do setor aeroespacial.
Dedicada a integrar energia renovável à vida diária, a GCL é uma das principais forças que impulsionam a transformação digital do setor de energia e a inovação em mobilidade eletrônica. Para ajudar a China e outros países a acelerar o cumprimento das metas de baixo carbono, a empresa criou vários parques industriais e cidades inteligentes com zero carbono.
A GCL agora está maximizando o potencial das fontes de energia renováveis ao construir parques eólicos e solares em regiões desérticas, trazendo benefícios ambientais e econômicos significativos para os moradores das áreas vizinhas. Enquanto isso, a participação da empresa no Belt and Road Initiative (BRI) acelerou a construção de novas infraestruturas energéticas em todo o mundo, descarbonizando e impulsionando a economia das regiões onde atua.