ACRA, Gana, 15 de junho de 2023 - A Agência Internacional para as Energias Renováveis (International Renewable Energy Agency) estima que a capacidade de energia renovável da África poderia atingir 310 GW até 2030, catapultando o continente para o topo da produção de energia verde. A usina híbrida hidro-solar da Bui Power Authority (BPA) em Gana está liderando o caminho na África Subsaariana, com serviços de comunicação essenciais e gerenciamento operacional fornecidos em toda a rede de banda larga eLTE da Huawei.
O Ministro de Energia de Gana, Dr. Matthew Opoku Prempeh, destacou a importância dos sistemas de TIC no fornecimento de gestão inteligente de energia crítica para garantir geração eficiente de energia, operações de usinas de energia e distribuição de energia. Eles permitem que a energia renovável seja integrada à rede para o acesso e fornecimento confiáveis e estáveis necessários para atingir o objetivo do país de acesso universal à eletricidade até 2025.
O Dr.Prempeh fez a declaração quando a Bui Power Authority colocou em operação uma rede privada de banda larga construída pela Huawei na sua estação de geração em Bui.
"À medida que Gana se esforça para alcançar o acesso universal à eletricidade até 2025, é importante para nós liberar o poder transformador da TIC na otimização das operações em usinas de energia, aumentando a eficiência do uso de energia renovável e garantindo um fornecimento de eletricidade estável e econômico para muitas outras residências em todo o país", disse o ministro.
A Bui Authority e a Huawei construíram uma rede privada de banda larga eLTE que penetra nas barreiras e infraestrutura de concreto substanciais na Usina de Energia de Bui, em Gana. Esta é a primeira vez que a Huawei implementou a solução baseada em eLTE no setor hidrelétrico. A rede, que presta serviços de voz, vídeo e dados, permite a comunicação instantânea entre a sala de controle e a equipe de manutenção que se desloca pela usina. Ela abrange, sem a necessidade de extensos cabeamentos e instalações, tanto áreas de trabalho internas quanto externas, incluindo estradas dentro da barragem, salas de geradores e áreas de alojamento dos funcionários nas proximidades de Bui.
Mais aplicações digitais estão por vir
Com recursos como "push-to-talk" e chamadas em grupo para voz e vídeo, a rede privada torna a manutenção e o manuseio rotineiros de emergências mais fáceis e eficientes na usina de energia.
"A equipe pode agora se comunicar por meio de videochamadas para corrigir os desafios de manutenção em tempo recorde", disse um engenheiro da Huawei. "A construção de redes modernas também oferece capacidade de crescimento, permitindo a transformação digital inteligente do local no futuro".
Sistema híbrido hidro-solar
A energia limpa está se tornando cada vez mais importante na matriz energética nacional de Gana, uma vez que o Plano Nacional de Energia de Gana tem como objetivo alcançar 10% de penetração em energia renovável até 2030. O papel da Estação de Geração de Energia de Bui (Bui Generating Station) como um importante provedor de energia hidrelétrica no país foi ainda mais reforçado e complementado com a nova instalação da capacidade de geração de energia solar.
Em outubro de 2019, deu-se início à construção da primeira fase do projeto de 250 MW com o desenvolvimento de uma Instalação de Energia Solar Fotovoltaica. Além disso, a Bui Power Authority (BPA) comissionou uma Usina Solar Flutuante de 5 MW, que é a primeira na região subsaariana e fornece energia por meio do Bui Switchyard para o Sistema Nacional de Transmissão Interconectado (National Interconnected Transmission System, NITS).
Impulsionando o desenvolvimento no norte de Gana
A Estação de Geração de Energia de Bui produz 404 MW de energia hídrica. 50 MW adicionais de energia são gerados a partir das instalações solares no local, com a produção total de energia renovável contribuindo em torno de 6 a 7% da energia total gerada no país. Espera-se que isso reduza as emissões de gases de efeito estufa em mais de 47.000 toneladas por ano.
O país está empenhado em aproveitar o reservatório criado pela Estação de Geração de Energia de Bui para promover a pesca no reservatório e a irrigação de mais de 30.000 hectares de terras para plantações, incluindo milho, caju e cana-de-açúcar.
A BPA está colaborando com investidores privados estratégicos para a execução de uma usina local de processamento de caju e moinho de açúcar nas proximidades de Bui. Essa intervenção tem como objetivo desenvolver a agricultura em Gana, impulsionar o emprego e, assim, melhorar a vida da população local.
FONTE Huawei
SOURCE Huawei